Transformação

4 episódios, milhares de paranaenses impactados com histórias reais.


Uma série sobre o poder transformador da vontade de agir em prol do outro.

Eles representam o protagonismo e a potência da nossa gente. Pessoas movidas pela esperança e pelo desejo de construir uma sociedade melhor para todos, que fizeram e fazem acontecer!




Episódios




Joeci Camargo
Projeto Justiça no Bairro

Joeci Machado Camargo apresenta-se não como a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, mas sim como a Juíza do Povo. Uma profissional movida a trabalhar em prol do outro, sabendo que pode transformar a vida das pessoas.

Juíza de porta e gabinete sempre abertos, Joeci idealizou o projeto “Justiça no Bairro”, que nasceu de uma vontade de ouvir, amparar e atender necessidades jurídicas de pessoas que até então eram pouco ouvidas, e que se encontravam às margens da sociedade devido a baixa condição financeira.

Centenas de processos paralisados foram um combustível para Joeci agir em prol de uma Justiça mais humanizada - que enxerga o outro. A mensagem que deixa é de incentivo para que todos sejam um pouco inconformados também, para construirmos, juntos, a felicidade que todos são merecedores!






Juliano de Moraes
Adam Robô

Por dia, 18 mil pessoas ficam cegas no mundo. 80% dos casos poderiam ser evitados se a descoberta fosse mais cedo. Pensando nisso, Juliano de Moraes fundou o “ADAM Robô, o amigo da visão”, uma startup focada na saúde dos olhos e que tem como principal objetivo tornar o teste de visão acessível para todas as pessoas em qualquer lugar.

Um dos grandes diferenciais do projeto é qualificar pessoas que não são oftalmologistas para realizar o teste, possibilitando assim um diagnóstico mais amplo e mais rápido do que os métodos tradicionais.

Uma iniciativa para prevenir a cegueira, evitar o agravamento dos pacientes e transformar a vida de muita gente, especialmente crianças. A mensagem que Juliano deixa é a de que a inovação tecnológica, com simplicidade e acessibilidade, deve estar a serviço de um bem comum: saúde para todos!






Diego Saldanha
Ecobarreiras

Diego Saldanha é idealizador do projeto Ecobarreiras, no rio Atuba, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Desde 2017, a “ecobarreira”, uma espécie de rede que serve de contenção, já bloqueou a passagem de mais de uma tonelada e meia de resíduos - entre eles, fogão, tanque, máquina de lavar, bonecas, latas, garrafas pet e outros materiais inusitados.

Para tudo o que é retirado do rio, ele tenta encontrar uma nova saída, uma nova solução: sua mãe restaura o que ainda pode ser aproveitado para vender em um brechó; o plástico é levado para reciclagem em outro projeto, criando uma rede que pode conter o lixo, mas que espalha a sustentabilidade, reforçando os pilares: reciclar, restaurar e reaproveitar.

A mensagem que Diego deixa é a de que podemos educar a nós mesmos para tratar com mais gentileza o meio ambiente, o nosso quintal de casa, e impactar, com criatividade, o mundo à nossa volta.






Tia Edi
Amigos do Caximba

Edilaine Aparecida de Lima, conhecida como “Tia Edi”, é uma das moradoras de sorriso mais largo do Caximba, região periférica de Curitiba. Motivada a transformar a vida de centenas de crianças à sua volta, ela resolveu montar a Biblioteca “Amigos do Caximba”, espaço onde conta histórias e dá aulas.

De forma gratuita, o projeto comunitário oferece atividades multidisciplinares de apoio pedagógico às crianças, além de distribuir alimentos, doações e, em especial, esperança. Trabalho que é feito com um propósito muito bonito: um mundo melhor, sem fome e sem sofrimento.

Tia Edi acorda todos os dias pensando em como colocar um sorriso no rosto das milhares de crianças que vivem no Caximba, inspirando a todos ao seu redor. A mensagem que deixa é de amor ao próximo, de cidadania, de humanidade, e especialmente de cuidado com o outro!



  • project 1
    Tia Edi - Amigos do Caximba
  • project 3
    Joeci Camargo - Projeto Justiça no Bairro
  • project 2
    Juliano de Moraes - Adam Robô
  • project 3
    Diego Saldanha - Ecobarreira



project 1

Vamos caminhar juntos!